Vivendo o Evangelho e transformando Vidas!

Pr. Presidente: Geremias Clarindo Gomes

Rua: Projetada, 20 - Jd. Jovaia Velho - Cocaia.
Guarulhos - SP - CEP 07132-240
Telefone: (11) 2404-0433

Cultos:
20 h. Quinta-Feira - Culto de Oração
09 h. Domingo - EBD e Culto
19 h. Domingo - Culto

Você e sua família são nossos convidados!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Pr. Geremias: Diga ao povo que marchem!


31/12/2010 - A pregação:

A mensagem exposta à igreja em Ex.14 é para é Marchar. Diga ao povo que marchem!

Marchar diante das montanhas e do Mar Vermelho é ter fé. Saber que os nossos recursos são mínimos diante da suficiência de Deus que age sobrenaturalmente, na contramão da lógica, das ciências e do conhecimento humano. Deus confunde os sábios em sua estultícia.

Interessante que Moisés, foi ensinado na melhor universidade da época. Os egípcios dispunham de grandes conhecimentos culturais e científicos. Aos olhos humanos, com quarenta anos uma pessoa é considerada experiente. Mas, para Deus faltava algo a Moisés. A experiência em servir no deserto. Ficou em Padã-Arã por 40 anos.

(Lembro-me de uma pregação, em que o pastor Paulo Lucas Sacramento pregando, relata o diálogo de Moisés com Deus. Olhe que interessante a parafrase da pequena conversa:

- Moisés você entende de algebra?
- Sim Senhor. Sei também trigonometria, ciências humanas, ciências políticas, história, química, e outras “coisinhas”.
- Tudo bem Moisés. Vá para o deserto, pois preciso ensinar algumas “coisinhas” para você.)
* grifo feito por Fernando Giorgetti.

O pastor Geremias falou que estudiosos calculam cerca de 1.500.000 de pessoas saindo do Egito na noite de páscoa.

Deus é estrategista. Sua pedagogia é diferente da nossa. Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto. Faraó não lutava contra Moisés. Lutava contra Deus. E Deus permite desertos em nossas vidas para crescermos. O que era para durar mais ou menos seis ou sete meses de caminhada durou quarenta anos. Deus leva seu povo a aprender a obediência no deserto. Em alguns casos é necessário o sofrimento para que o povo obstinado e de dura cerviz, receba a vitória.

E por que achamos ruim quando Deus nos leva pelo deserto?

Deus deixa o ribeiro secar, mas, ainda assim, você pode contar as bençãos.

O pastor Geremias testificou que durante 20 anos de ministério tudo estava dando certo. Mas, quando as coisas desandam, quando passamos pelo caminho do sofrimento, é ai então que vemos que ministério fácil, não provém de Deus.

Não há crente sem cruz, não há evangelho sem cruz. Deus nos encurrala em becos sem saídas para nos mostrar que a nossa capacidade lógica, de raciocínio, o intelectualismo, não valem nada sem Cristo. Não podemos confiar em nossa justiça própria. Quando assim fazemos sobressai o impostor que vive em nós.

Deus precisava levar o povo ao Mar Vermelho. Então pergunta:

- Por que clamas a mim Moisés? Ordene ao povo que marche!

E Moisés pergunta:

- Marchar para onde Senhor?

O que aprendemos com isso? Não podemos e nem devemos questionar a ordem de Deus. Deus manda. Vamos contra tudo e contra todos. Missões devem ser realizadas em Jerusalém (aqui), em Judéia e Samaria (um pouco mais distante) e até os confins da Terra, pois o diabo leva vidas de todos lugares. A igreja deve sabotá-lo em nome de Jesus. Avancem em missões regionais e missões mundiais. O trabalho de evangelização deve ser feito simultaneamente. Deus sempre concede os recursos para a igreja. Vamos marchar e construir um novo templo em Caruaru-PE.

Deus cuida de nós dia e noite. Ele não descansa. Durante o dia uma nuvem, para amenizar, refrescar do calor, e durante a fria madrugada uma coluna de fogo para nos aquecer. A nuvem representa a Graça de Deus e a coluna de fogo a Misericórdia. É como se Deus falasse “Eu pego esse miserável e coloco dentro do meu coração.” O coração divino para um pobre miserável.

Para faraó a estratégia de Deus, parecia loucura. Ficar dando voltas, andando em círculo. Isso demonstra que Deus é especialista em confundir os sábios em sua própria estultícia. Jesus disse quem quiser ser o maior, sirva.

Os feitos de Deus podem parecer loucura para muitos faraós que nos espreitam.

Deus conhece nossas fragilidades. Conhece tanto que havia tirado do povo todas as escoras que davam segurança. Deixou o povo exposto, vulnerável.

Deus tira a saúde, Ele faz o que quer. Não devemos confiar no nosso taco. Certo é confiar no poder de Deus. Nosso único escudo é o Senhor.

Canaã é nosso destino final. Deus age através de seu líder. “Se o mar não se abrir... vai passar por cima das águas”. Lembra o hino?

O que desejamos parece distante, mas, Deus pode nos levar até lá.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos...” Is. 55:8a

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” Jr. 33.3

Em Ex. 14,14 lemos:

“O Senhor pelejará por vós, e vós calareis.”

Não precisamos fazer nada. Deus peleja por nós. Quem ganha a batalha para nós é o Senhor. Deus escreve uma nova vida para nós. O Salmo 40 fala para esperarmos com paciência no Senhor. Não adianta inventar, não podemos mudar os planos de Deus.

O Anjo do Senhor nos defende de traições e rasteiras dos inimigos. Defende dos falsos amigos. Esconde dos nossos adversários. Não deixa o inimigo nos alcançar.

Deus ordena que não paremos e sim marchemos com os projetos: igreja, família, profissional. Não vamos desistir dos nossos projetos, é lógico, se forem os projetos de Deus para nós.

Para finalizar...

Se não fizermos Deus levanta outro para fazer melhor do que poderíamos fazer. Então só nos restará a frustação de não ter feito. Marchemos!